AEPHUS TEM NOVO GRUPO GESTOR

Elias Inácio de Moraes é o novo diretor geral da Associação Espírita de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, eleito para o biênio 2024-2025. Também foram eleitos Diego Alberto Martins (Diretor de Estudos e Pesquisas), Iracilda Messias (Diretora Administrativa e Financeira), Franco Pimentel ( Diretor Secretário), Idário Garcês (Diretor de Comunicação).

Post Destacado

AEPHUS ELEGE NOVA DIRETORIA

No próximo dia 03 de dezembro de 2023, a Associação Espírita de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais elegerá sua nova diretoria. A Assembleia se reunirá a partir das 09h00, de forma remota, para escolher o grupo gestor do biênio 2024/2025. Confira o edital e a lista de associados aptos a votarem.

Post Destacado

TEORIA SOCIAL ESPÍRITA

Fundamentos para uma Teoria Social Espírita é o novo livro do Prof. Luiz Signates lançado em co-edição com a Aephus. Na obra, o autor disserta sobre o método e o conhecimento sobre o espiritismo, faz uma sociologia crítica do espiritismo brasileiro, e lança fundamentos para uma teoria social espírita contemporânea. Disponível na Amazom.

Post Destacado

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Dia 12 de dembro de 2022, 15h, bate-papo ao vivo com Alexander Moreira, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele é autor de mais de 170 artigos científicos e capítulos, que receberam mais de 7.300 citações. Já realizou mais de 550 apresentações em eventos acadêmicos, sendo 131 em 17 países no exterior. Transmissão pelo Youtube no canal Aephus Brasil, TV Cete e outros canais parceiros.

Post Destacado

HISTÓRIA DA CRIMINALIZAÇÃO DO ESPIRITISMO

Você sabia que o Espiritismo já foi criminalizado e que a mediunidade foi chamada de “loucura espirita” ? A historiadora Angélica Almeida fala de sua investigação sobre a chegada do Espiritismo no Brasil e os enfrentaremos sociais e institucionais. Dia 29, quinta, às 16h, na Aephus Brasil / YouTube.

Post Destacado

CURSO SOCIALISMO E ESPIRITISMO

O Livro Socialismo e Espiritismo de Léon Denis (foto) pode ser conhecido e estudado por meio do curso online promovido por vários coletivos espíritas. Para assistir, acesse a página da Aephus no youtube (Aephus Brasil), ao vivo, sempre aos sábados, das 09h30 às 11h00. Os vídeos ficarão disponíveis na plataforma.

Post Destacado

ANSIEDADE E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL

A depressão e a ansiedade afetam cerca de 2% das crianças e 5% dos adolescentes do mundo. Podem apresentar sintomas emocionais, físicos, comportamentais e relacionados ao pensamento. Venha saber mais sobre o assunto nesta live do dia 25/08, 19h30, com profissionais de saúde mental, especialmente dirigida a pais, evangelizadores e coordenadores de mocidade. Inscrições prévias (as vagas são limitadas) em https://forms.gle/nkFpWTnjkBeGddwp8

Post Destacado

Palmelo, “cidade espírita”

Com 50% da população declarados espíritas, Palmelo foi estudada por João Damásio em seu mestrado. Conheça a história, seus sistemas simbólicos e o que pensam seus moradores sobre essa “cidade espírita”. O autor falará também sobre outra pesquisa, os museus espíritas no Brasil. Nesta sexta, 19h, nos canais da Aephus / Aephus Brasil no Facebook e YouTube, e parceiros.

Post Destacado

AUTISMO, TDHA E OUTROS TRANSTORNOS

Neste 29 de maio de 2022, domingo, às 10h, o Ciclo de Debates sobre Educação na Infância discute este tema de relevância para quem trabalha com evangelização infantil nos centros espíritas. O encontro contará com as facilitadoras Larissa Toschi, fonoaudióloga, pós graduada em Neuropsicologia, e especialista em distúrbios da comunicação, e Joyce Cabral, educadora e membro da Associação Down de Goiás. Inscrições em: https://forms.gle/yBwFFoCpeuZ2QW8p9

Post Destacado

PESQUISADOR DA UFSCAR FALA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O professor Dr. André Ricardo de Souza, da Universidade Federal de São Carlos conversa sobre suas pesquisas em torno da Assistência Social Espírita. Sociólogo, o professor fala da relação entre assistente e assistido, o predomínio das mulheres nas atividades de assistência e a relação entre espiritismo e políticas públicas na área. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=JeJ7_edLq9U&list=PLr4MGejLwvpXAKjK_Jok98xv31AbjzFLO&index=1&ab_channel=%C3%82ngelaMoraes

Post Destacado

AEPHUS TEM NOVA GESTÃO

O novo grupo gestor da Aephus foi eleito no último dezembro de 2021 e deve permanecer à frente da instituição até o final de 2023. Sandro Henrique Ribeiro foi reconduzido ao cargo de Diretor Geral; Ângela Moraes está como diretora de estudos e pesquisas; João Damásio é o diretor de comunicação; Iracilda Messias permanece como diretora administrativo-financeira e Diego Alberto como diretor de secretaria.

Post Destacado

ELEIÇÕES NA AEPHUS DIA 12/12

A Aephus realiza novas eleições dia 12 de dezembro, às 10h via Google Meet. A nova diretoria deve assumir suas funções no biênio 2022-2023. Todos os associados que constam no edital estão aptos a votar e serem votados. Confiram no link abaixo.

Edital_p.1

Edital p.2

Post Destacado

A PSICOLOGIA DO LUTO

Este tema será debatido pelo psicólogo Dimilson Bezerra, especialista em cuidados paliativos, durante o 4º Fórum de Pesquisa da Aephus. Após o acentuado número de falecimentos durante a pandemia de Covid 19 e a necessidade de os centros espíritas se prepararem melhor para acolher pessoas em luto, torna-se importante dialogar os conhecimentos espíritas e da psicologia.

Post Destacado

VEM AÍ O 4º FÓRUM

O 4º Fórum de Pesquisa Filosófica e Social sobre o Espiritismo será de 01 a 03 de outubro de 20121, de forma remota. Em breve, os interessados poderão se inscrever como ouvintes ou participar com relato de experiências, cujas normas serão divulgadas em breve. Acompanhe as novidades por este site na aba “Fórum 2021” e pela plataforma https://www.facebook.com/aephus

Post Destacado

ENTENDA MAIS DA RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA

Nesta entrevista disponível no youtube você poderá conhecer um pouco mais sobre as religiões brasileiras de matriz africana. Em um país de muito hibridismo cultural, é importante compreender e respeitar as diferentes formas de culto e aprender com as diferenças. As professoras Janaína Azevedo e Rosinalda Silva são praticantes desses cultos e são cientistas da religião. Acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=w4Qn1EK__a4&ab_channel=AephusBrasil

Post Destacado

O QUE É SER PERFEITO?

Diego Alberto é o convidado da Aephus para comentar o último capítulo das Leis Morais de O Livro dos Espíritos. Moral, ética, tipos de egoísmo, renúncia/servilismo são alguns tópicos que o professor desenvolverá a partir de um olhar filosófico contemporâneo. Dia 22, domingo, às 10h, em: https://www.facebook.com/aephus

Post Destacado

A FILOSOFIA DE FRANCISCO

Conheça o pensamento de Francisco de Assis, a partir do olhar filosófico do professor Sandro Henrique Ribeiro. Live no facebook, com interação.

Post Destacado

PROGRAMAÇÃO ESPÍRITA NO CONGRESSO INTERNACIONAL

Mais detalhes sobre a programação completa do X Congresso Internacional em Ciências da Religião em: http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/xcongressointernacionalcienciasreligiao/hospedagem/

Já a programação completa da Sessão Temática 5 (Espiritismo, espiritualismo e Espiritualidade), você acessa em: http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/xcongressointernacionalcienciasreligiao/wp-content/uploads/sites/79/2015/08/ST-05-%E2%80%93-ESPIRITISMO-ESPIRITUALISMO-E-ESPIRITUALIDADES1.pdf

Post Destacado

ESPIRITISMO E ESTUDOS DE GÊNERO

Neste domingo, 20 de setembro, mais uma live do projeto “Estudo das leis morais sob a ótica dos estudos sociais contemporâneos”, às 10h, no facebook da Aephus, os pesquisadores Felipe Albani e Raphaela Ferro discutem a diversidade sexual em diálogo com O Livro dos Espíritos.

Post Destacado

A DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS: UMA VISÃO ESPÍRITA E SOCIAL

Neste 13 de outubro, haverá mais uma live da Aephus, com o tema “Desigualdade das Riquezas”. Elias Inácio faz um diálogo entre o espiritismo e a sociologia, tendo como referência o capítulo “Da lei de Igualdade” em O Livro dos Espíritos. A transmissão será em facebook.com/aephus.

Post Destacado

DE QUE IGUALDADE ESTAMOS FALANDO?

Igualdade é o tema debatido por Ângela Moraes na série “Estudo das Leis Morais sob o olhar dos estudos sociais contemporâneos”. Nesse vídeo, a convidada fala de igualdade e desigualdade, semelhança e diferença, e como a teoria democrática tem discutido o tema. Busca-se entender quais igualdades defender e quais diferenças preservar do ponto de vista da dignidade da pessoa humana. Disponível em: https://www.facebook.com/aephus/videos/3293330640759388

Post Destacado

A SOCIEDADE MATERIAL E A ESPIRITUAL

Neste sábado, 08 de agosto, pelo facebook da Aephus, o professor Luiz Signates comenta a Lei de Sociedade. Os estudos sociais contemporâneos comparados à visão de Kardec sobre a sociedade serão discutidos, bem como o diálogo com os internautas.

Post Destacado

LEI DE DESTRUIÇÃO: FLAGELOS DESTRUIDORES

Flagelos destruidores e expiações coletivas são os temas da última parte do estudo da Lei de Destruição de O Livro dos Espíritos. Ficará a cargo de Elias Inácio, diretor da Aephus e colaborador da Fraternidade Espírita. A pandemia causada pelo coronavirus terá destaque nesta live. Será dia 26 de julho, no facebook da Aephus.

Post Destacado

LEI DE DESTRUIÇÃO: GUERRAS HÍBRIDAS E GEOPOLÍTICA

A segunda parte de discussão sobre a Lei de destruição de O Livro dos Espíritos será dia 19 de julho, domingo, às 10h. Filipe Albani, de Teresópolis, RJ, vai enfocar as guerras híbridas e a geopolítica como temas atuais que merecem a reflexão dos espíritas. Transmissão pelo facebook da Aephus.

Post Destacado

A LEI DE DESTRUIÇÃO E AS GUERRAS

O prof. Dr. Diego Moraes, especialista em história social, é o convidado da Aephus para  o estudo sobre a Lei de destruição, em O Livro dos Espíritos. Ele falará sobre as guerras e como elas são percebidas pelos estudos sociais contemporâneos. Live no dia 12 de julho, domingo, às 10h.

Post Destacado

DOCUMENTÁRIO SOBRE KARDEC ESTREIA EM JULHO

A partir da perda de uma filha, o pai, diretor, corroteirista e narrador da série Karim Akadiri Soumaïla, percorre uma viagem iniciática Em Busca de Kardec, procurando entender a história do espiritismo e sua filosofia. Karim mergulha no luto do poeta Victor Hugo, que também perdeu uma filha no século XIX e se interessou pelas mesas girantes. O documentário estará disponível no Prime box Brasil:
Oi TV: Canal 85 (Satélite SES-6)
Claro TV: Canal 156; Canal 656 (HD)
CCS TV: Canal 41
Vivo TV: Canal 540 (satélite Amazonas); Canal 109 (satélite Intelsat 34)
NET: Canal 156; Canal 656 (HD)
Sky: Canal 157

Post Destacado

ALIMENTAÇÃO ANIMAL E VEGANA. VAMOS DEBATER?

No dia 28 de junho, às 10h, no canal da Aephus no facebook, é dia da live sobre alimentação animal e vegana, como parte da discussão da Lei de Conservação de O Livro dos Espíritos. Jovens que abandonaram a alimentação animal comentam suas experiências.

Post Destacado

O SUPÉRFlUO E O NECESSÁRIO

Neste domingo, dia 13, às 10h, em continuidade ao Estudo das Leis Morais, uma conversa ao vivo com Regina Machado, doutoranda em “Cultura do Consumo”. Ela comenta sobre a lei de conservação de O Livro dos Espíritos. No facebook.com/aephus

Post Destacado

SUSTENTABILIDADE EM DEBATE

Neste domingo, dia 07 de junho, dando continuidade ao estudo das leis morais sobre conservação, o professor Alexandre Giffoni concede entrevista à Aephus. A live será às 10h no facebook.com/aephus . Giffoni tem doutorado em Educação e trabalha no movimento espírita da cidade de Rio Verde/GO.

Post Destacado

LEI DE REPRODUÇÃO: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA

Temas como raça, etnia, controle de natalidade e poligamia serão discutidos pela professora antropóloga e etnóloga Leila Fraga, da PUC-GO. A live acontece no dia 24 de maio, domingo, às 10h, no canal facebook.com/aephus . Este estudo é o quarto sobre as Leis Morais contidas em O Livro dos Espíritos a partir do olhar dos estudos sociais contemporâneos.

Post Destacado

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Dando continuidade ao curso de estudos filosóficos Aephus, o Prof. Sandro Henrique Ribeiro faz uma reflexão crítica sobre a obra de Sartre, no que tange ao exercício do livre arbítrio e da angústia como fundamento da humanidade. A live será feita pelo facebook  no dia 28 de maio, quinta-feira, às 20h, e o público poderá interagir com perguntas e comentários. Participe, acessando facebook.com/aephus . Um texto sobre o assunto já se encontra disponibilizado: O existencialismo é um humanismo.

Post Destacado

NOTA PÚBLICA PELA PESQUISA EM HUMANIDADES

A AEPHUS (Associação Espírita de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais) tem plena compreensão da importância das áreas de humanidades para a composição de saberes científicos, com criticidade e capacidade criativa. Sendo assim, repudia a decisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que, por meio de comunicado no site do ministério, no dia 23 de abril de 2020, informou sobre a exclusão das áreas de humanas, artes e ciências sociais nos editais de bolsas de iniciação científica (CNPQ). Com esta medida estas áreas de saberes se verão em grandes dificuldades para darem andamento em suas produções, que são usufruto de toda sociedade.
Ao afirmar que somente os campos que estiverem direta ou indiretamente ligados às tecnologias receberão esse tipo de incentivo/financiamento, fica evidencianda uma compreensão rasa das inter-relações entre as diversas áreas de conhecimento, a fim da construção efetiva de saberes, ou seja, de ciência.
Portanto, a AEPHUS manifesta seu repúdio a tal decisão, que permite que os aparatos técnicos da civilização se interponham em desconexão com as construções da cultura, significando em um retrocesso frente a historicidade dos debates e discussões acerca de uma ciência efetivamente humanizada.

Post Destacado

A LEI DE ADORAÇÃO: O SAGRADO E AS RELIGIÕES

Felipe Viana é o próximo convidado para a entrevista a ser transmitida ao vivo pelo facebook da Aephus. Ele falará sobre a lei de adoração contida em O Livro dos Espíritos, fazendo uma imersão sobre a percepção e representação do sagrado na cultura humana. Será dia 26 de abril, às 10h, em facebook.com/aephus. Os internautas podem interagir comentando e enviando perguntas ao pesquisador.

Post Destacado

LEI DIVINA OU NATURAL: A QUESTÃO DO BEM E DO MAL E DA CONSCIÊNCIA

No dia 12 de abril, domingo, na página oficial da Aephus no Facebook, Elias Inácio entrevista Sandro Henrique Ribeiro sobre o capítulo de O Livro dos Espíritos “Da lei divina ou natural”. Nesse capítulo se discute as características da lei natura, a consciência como locus da lei divina e a questão do bem e do mal. O enfoque será filosófico.

Post Destacado

LEIS MORAIS E ESTUDOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

A Aephus está conduzindo um estudo das Leis Morais em O Livro dos Espíritos (Allan Kardec) sob a ótica das ciências sociais contemporâneas. O debate se dá na rede social whatsapp e, a partir das dúvidas apresentadas, um pesquisador é destacado e convidado a gravar um vídeo comentando as questões. Esse vídeo será disponibilizado nos canais da Associação. O objetivo é o de contextualizar historicamente o pensamento kardequiano, e propor uma releitura com base nos estudos científicos produzidos na atualidade. Interessados podem manifestar seu interesse em participar pelo email aephusbrasil@gmail.com

Post Destacado

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑